terça-feira, 4 de agosto de 2009

Novidades Internet

Google comemora Comic-Con 2009.

iGoogle Theme


iGoogle Theme_1


iGoogle Theme_2

O Google, maior mecanismo e motor de busca e pesquisa da internet, comemora a Comic-Con 2009, o maior evento anual que reúne amantes e produtores de HQs (Histórias em Quadrinhos), TV, Cinema, Games, Super-Heróis e atraí muitos atores, atrizes e famosos de HollyWood para o mundo Comic.

O Google, para celebrar e comemorar os 40 anos de existência da Comic-Con, neste ano, na Comic-Con 2009, anunciou o lançamento de uma gama de novos temas para o iGoogle que contém uma coletânea inteira de personagens do mundo dos quadrinhos e super-heróis que também fazem parte do mundo Comic-Con.

Caso você deseje escolher os Temas para iGoogle baseados na Comic-Con 2009, então clique aqui e conheça o iGoogle Comic-Con Themes, e escolha o iGoogle que tem a cara do seu super-herói favorito.

Internet Explorer: Morte ao Navegador.

Navegador de Internet Web

Durante muitos anos o navegador Internet Explorer foi o mais usado navegador de internet da história, mas agora todos querem a sua morte, até mesmo o YouTube, onde o Gigante Google já anunciou que vai avisar muito em breve aos usuários do YouTube que o navegador Internet Explorer 6 não será mais suportado pelo portal para assistir videos on-line.

Já era tempo! A Microsoft, a maior empresa de softwares do mundo, falhou feio em questão de navegadores de internet, ou seja, no Internet Explorer. Além de levar anos para atualizar sua versão mais antiga e conhecida do Internet Explorer, o Internet Explorer 6, parece que faz pouco caso lançando versões do Internet Explorer ainda mais pesadas e que deixam muito mais a desejar em questão de velocidade, simplicidade, segurança e leveza, como o Internet Explorer 7, que só não é o mais pesado e inseguro navegador Internet Explorer, porque existe o Internet Explorer 8 que consegue ser mais pesado, inseguro, lento e vulnerável a falhas e a ataques de hackers que o Internet Explorer 7.

Iniciou-se na internet um movimento chamado “IE6 Must Die”, que é uma campanha iniciada por Twiboon, que é um tipo de petição virtual pedindo o fim do navegador Internet Explorer 6, onde o Gigante Google já faz parte.

Com tantos navegadores de internet espalhados por aí, o que mais se destaca como sendo o melhor navegador de internet é com certeza o Mozilla FireFox que deixa o Internet Explorer no chinelo, então realmente, a era do Internet Explorer e Internet Explorer 6 chegou ao fim, e porque não, o Internet Explorer 7 e Internet Explorer 8, afinal, esses Internet Explorers seguem a mesma base e não demonstram muita evolução naquilo o que os usuários realmente desejam na hora de navegar na internet, que é velocidade, segurança, simplicidade, compatibilidade e leveza.

Se você quiser aderir à campanha “IE6 Must Die”, apenas clique aqui e faça o seu cadastro gratuito para dar um fim ao Internet Explorer 6. Depois pensamos no que fazer com as outras versões do Internet Explorer.hehehe

Google Street View chega ao Brasil causando polêmica.

Street View

O Google, uma gigante empresa desenvolvedora de serviços on-line sediada nos Estados Unidos e que é proprietária do maior mecanismo de busca da internet, fechou uma parceria inédita com a FIAT, um conglomerado empresarial fabricante de automóveis sediado em Turim na Itália, para trazerem para o Brasil o serviço chamado de Google Street View.

O Google Street View é um serviço que disponibiliza através do Google Earth e Google Maps, fotos em 360º na horizontal e 290º na vertical, de ruas, vinhetas, cidades e locais pré-determinados, que são fotografados através de um carro, mais precisamente um carro da FIAT, no caso do Brasil, que viaja pelas ruas tirando fotos e imagens que são disponibilizadas gratuitamente nesses programas para quem quiser ver pela internet.

Em cada país o Google fechou parceria com montadoras de carros para executarem o serviço de tirar as fotos e no Brasil serão cerca de 30 FIATs Stilo rodando as grandes e estados, que inicialmente serão Minas Gerais, São Paulo e Rido de Janeiro, tirando fotos em ângulos das ruas e de tudo o que estiver nelas, inclusive pessoas, para serem colocadas no Google Street View.

Para quem já conhece o Google Earth, o Google Street View será quase a mesma coisa, mas ao invés de ver as cidades e as ruas de cima, você as verá no ângulo como se você estivesse dentro de um carro passando pelas ruas na vida real, onde serão mostrados os nomes das ruas e localidades, assim como um mapa.

Parece bacana, mas o que gerou polêmica foi o fato das pessoas também estarem sendo fotografadas fazendo parte assim de um gigante Big Brother.

Referente a isso, o Google já disse que se por ventura uma pessoa for fotografada, seu rosto será borrado para que não apareça nas fotos, mas mesmo assim seu corpo permanecerá lá para que outras pessoas saibam que são ruas povoadas.

O lado ruim da história é o fato de existir pessoas que vão usar isso para o mau, pois como o serviço é disponibilizado gratuitamente pela internet, muitas pessoas usarão para realizarem estratégia de crimes, roubos, assaltos às casas e tudo mais. Vamos esperar para ver o que vai dar, mas com certeza vai feder.

Internet – Entenda sua velocidade.

Qualquer pessoa que usa a internet constantemente já deve ter uma noção de como é realizada a medição da taxa de velocidade da internet, mas ainda assim muitas pessoas que a usam não sabem como a velocidade da internet é diferenciada, o que causa muitas dores de cabeça para os usuários de internet.

Uma coisa que devemos ter em mente é que quando se trata de velocidade de internet geralmente é usada à medição em “kbps”, ou seja, “kilobits per second” (kilobits por segundo) e isso é facilmente verificado na velocidade da Internet Discada que não passa de apenas 56kbps.

Muitos usuários de Internet Discada se confundem e ficam irritados quando vão realizar o download de um arquivo e percebem que no marcador da velocidade da internet, seja ele do gerenciador de downloads ou simplesmente da medição do sistema, não passa da marca de 5,6KB´s de velocidade da internet deixando-os confusos, pois acreditam que se a velocidade da Internet Discada é 56kbps, por que então na hora do download a velocidade marcada malmente passa de 5,6KB´s? Outros possuem Internet Banda Larga de alta velocidade e também se confundem, pois no caso dos usuários que possuem a velocidade de internet de 400kbps se perguntam o porquê quando vão realizar o download de um arquivo a velocidade da internet mostrada no medidor é de apenas 40KB´s? Já outros ainda vão ao extremo, pois possuem internet com velocidade de 2MB e não sabem o porquê a velocidade da internet mostrada geralmente não passa de 225KB´s, achando que a velocidade da internet mostrada deveria ser de 2MB´s.

Isso é facilmente explicado e o erro está no usuário e não na prestadora do serviço ou fornecedora da internet. Veja bem, quando você contrata uma velocidade de internet, vamos usar como exemplo 256kbps, você está contratando a velocidade de internet em “kbps”, mas quando você realiza o download de um arquivo, em qualquer mostrador de velocidade de internet, seja ele do gerenciador de downloads ou do sistema, ela geralmente é medida em KB´s, ou seja, “kilobytes per second” (kilobytes por segundo).

O que você deve saber é que “kbps” não é o mesmo que “KB´s” e que quando você contrata uma velocidade de internet ela é contratada em “kbps”, mas quando você baixa um arquivo a velocidade da internet mostrada é em “KB´s”.

Para que você possa descobrir a velocidade máxima de download da banda da sua internet contratada, você deve simplesmente dividir a velocidade da internet contratada em “kbps” por 8 e a resposta será a velocidade de internet real em “KB´s”.

Para você verificar de uma forma realmente explícita, veja o caso da Internet Discada em que a velocidade máxima da internet é de 56kbps, mas se você for dividir 56kbps por 8, você terá como resposta 5,6KB´s, ou seja, a velocidade máxima de download em “KB´s” da Internet Discada.

Caso você possua Internet Banda Larga de 256kbps, sua velocidade máxima de download será de 32KB´s e o mesmo acontece com qualquer velocidade de internet. Para que você possa descobrir a sua velocidade real de download você deve dividir por 8 a velocidade da internet contratada, que você não terá mais problemas de confusão na hora da medição.

No caso da Internet Banda Larga com velocidades acima de 1MB o esquema é o mesmo, pois 1MB equivale a 1000kbps, 2MB equivale a 2000kbps, 4MB equivale a 4000kbps e assim por diante. Se você possui internet com a velocidade de 2MB, sua velocidade máxima de download será de 250KB´s, pois 2000kbps divididos por 8 é igual a 250KB´s.

Um exemplo para os mais extremistas, caso você quisesse ter uma velocidade de download de 2MB´s, seria necessário você possuir uma velocidade de internet contratada de 2GB, coisa que não existe nem aqui e nem no Japão, pois não há tecnologia suficiente para isso, pelo menos para residências ou pessoas físicas.

Então antes de você alegar que você está levando calote da sua operadora fornecedora de internet ou que você não está recebendo a velocidade máxima real de download, realize a divisão da taxa da sua banda de internet contratada por 8 que você terá a sua velocidade de internet máxima real de taxa de transmissão de dados para download.

Caso você não saiba a velocidade da sua internet e deseja descobrir, acesse o site do Provedor de Acesso à Internet – RJNET, que terá um velocímetro para você testar a sua velocidade da internet contratada, ficar conhecendo a sua velocidade máxima de download e também descobrir qual é a velocidade da sua internet em “kbps”. Você pode acessar o site do RJNET clicando aqui.

Internet Banda Larga evolui no Brasil, mas a exploração continua.

Como a maioria dos usuários e assinantes de Internet Banda Larga já sabem, há pouco tempo aqui na região sul do país, nas localidades onde a operadora de telefonia fixa dominante é a BrasilTelecom, uma nova tecnologia em Internet Banda Larga de fibra óptica começou a ser implementada por esta empresa.

A BrasilTelecom lançou o que eles estão chamando de Turbo Ultra Banda Larga através de cabos de fibra óptica que é capaz de transmitir dados de 14Mbps até 100Mbps. Isso quer dizer que chegou a hora de dar um basta na internet de 1MB, 2MB, 4MB e 8MB de velocidade e dar as boas vindas à internet com velocidades mais altas como 14MB, 20MB, 30MB, 50MB, 70MB e 100MB.

O serviço Turbo de Internet Banda Larga oferecida pela BrasilTelecom já é bem conhecido pelos assinantes atuais, mas estas novas velocidades vieram para mostrar que quando uma empresa quer oferecer um serviço de qualidade ela consegue, mesmo em um país de 3º Mundo como o Brasil.

Para quem ainda não sabe, estas velocidades já são utilizadas em vários países de 1º Mundo, onde a tecnologia é bem superior, mas a BrasilTelecom, que para mim é a operadora que oferece o melhor serviço de Internet Banda Larga do país, mesmo antes de lançar essas novas velocidades somente pelo fato de não cobrar por franquias de uso, demonstrou mais uma vez sua superioridade perante as outras empresas oferecendo um serviço extremamente superior, mas o grande problema é que por mais que a tecnologia evolua de uma forma extremamente alta, a exploração aos usuários e assinantes continua, pois os valores cobrados por essas velocidades são extremamente exorbitantes como mostrado abaixo.

Turbo Ultra Banda Larga de 14 Mega – R$199,90
Turbo Ultra Banda Larga de 20 Mega – R$225,90
Turbo Ultra Banda Larga de 30 Mega – R$299,90
Turbo Ultra Banda Larga de 50 Mega – R$499,90
Turbo Ultra Banda Larga de 70 Mega – R$699,90
Turbo Ultra Banda Larga de 100 Mega – R$990,90


Isso que estes valores são para pessoa física, agora imagine só os valores para pessoa jurídica e planos empresariais.

Por se tratar de uma tecnologia nova a implantação da cobertura está acontecendo aos poucos, onde primeiramente há cobertura em vibra óptica apenas em:

Curitiba:
Vista Alegre
Florianópolis: Beira-Mar Norte
Porto Alegre: Bela Vista
Brasília: Sudoeste
Goiânia: Setor Bueno

Bom, não vamos cair de pau, pelo menos por enquanto, em cima da operadora pelos valores abusivos, pois a mesma informa que é por causa dos custos da nova tecnologia e também pelo fato dos Modems de alta tecnologia serem em comodato, ou seja, alugado pela empresa, mas mesmo assim, se esses valores não diminuírem com o tempo, isso só vai provar mais uma vez que a exploração aos assinantes de Internet Banda Larga no Brasil vai continuar e não vai parar.

Vamos esperar para ver.

Para maiores informações sobre o Turbo Ultra Banda Larga, clique aqui.

Internet Discada Vs. Banda Larga - Você sabe a diferença?

A internet é a ferramenta de comunicação mais poderosa do mundo atual e nem mesmo a mídia televisiva ou radiodifusão se compara a ela, pois pode permitir você se comunicar com pessoas ao redor do globo terrestre, conhecer novas culturas, coisas novas, obter notícias e informações relevantes ao mundo de hoje e lhe mantém informado sobre tudo o que acontece de novo em modo global sem a necessidade de você ter de sair de casa, mas ainda assim é desconhecida por muitos que a têm, a utilizam e não conhecem direito seu funcionamento nem a diferença entre a Internet Discada e a Internet Banda Larga, muito menos as medidas de velocidade de cada uma delas.

Aqui no Brasil existem três tipos de fornecedores de internet, que são:


Internet
via Linha Telefônica. (mais usada em residências e empresas)

Internet via Rádio
. (mais usada em apartamentos e prédios)

Internet via Celular 3G
. (mais usada para quem necessita de acesso móvel, geralmente notebooks)

Como a internet via linha telefônica é a mais antiga, conhecida e usada por todos aqui no Brasil, vamos nos focalizar nela de início.

A Internet Discada, mais conhecida como Internet Grátis, é aquela internet onde você não precisa pagar uma mensalidade por mês para poder utilizar, você simplesmente baixa o “Discador” de um “Provedor de Acesso”, coloca o seu login, que geralmente é um e-mail criado por você, registra sua senha e depois disso clica em conectar e começa a navegar. Ela é a internet que qualquer pessoa pode utilizar a qualquer momento desde que tenha um computador com uma Placa de Fax-Modem e uma linha telefônica conectada no PC.

Quando você utiliza esta Internet Discada o seu telefone fica bloqueado para realizar e receber ligações, ou seja, você não consegue utilizar seu telefone enquanto estiver navegando na internet, além disso, a velocidade dela é extremamente baixa onde é suportado apenas “56kbps” no máximo e uma característica muito forte desta internet são as quedas de conexão onde às vezes você está realizando o download de um arquivo e simplesmente a conexão cai e você tem que reconectar e recomeçar o download do zero, a não ser que esteja utilizando um gerenciador de downloads.

Outra característica é que você consegue utilizá-la somente para acessar e-mails, navegar na internet em páginas leves e baixar arquivos de texto ou áudio pequenos, pois esta internet possui uma velocidade tão baixa que leva, às vezes, quase 5 minutos para você conseguir abrir uma única página web, além disso, na Internet Discada você paga o mesmo valor das ligações telefônicas, ou seja, se você ficar 10 minutos navegando na internet você pagará o mesmo valor de uma ligação com duração de 10 minutos.

Por outro lado existe também a Internet Banda Larga, que é a internet onde você precisa pagar uma mensalidade fixa no mês para poder utilizar. O ponto forte desta internet é a alta velocidade para tráfego de dados, se for comparada a Internet Discada, pois nela você terá internet com velocidades de 100kbps, 250kbps, 300kbps e 400kbps para cima, onde está se popularizando muito as velocidades acima de 1MB, 2MB, 3MB, 4MB, 7MB, 8MB e 12MB.

Outro ponto forte da Internet Banda Larga é que você pode navegar na internet ao mesmo tempo em que fala ao telefone, ou seja, o seu telefone fica liberado para realizar e receber ligações, além disso, você pagará apenas uma mensalidade fixa no mês e poderá utilizar a internet o quanto quiser sem restrições, bem diferente da Internet Discada onde você paga por tempo de conexão.

Para que você possa utilizar a Internet Banda Larga é necessário você possuir no seu computador uma Placa de Rede 10/100, um Modem Roteador e disponibilidade na central telefônica, sendo necessário você entrar em contato com sua empresa de telefonia fixa assinando o serviço e após isso assinar um “Provedor de Acesso”, o mesmo provedor que disponibiliza “Discadores” para Internet Discada, mas desta vez será para acesso a Internet Banda Larga onde você também deverá pagar uma mensalidade.

Na Internet Banda Larga você poderá baixar músicas, vídeos, filmes, jogos, assistir vídeos on-line, jogar jogos on-line e realizar várias outras operações que na Internet Discada você não consegue devido à baixa velocidade, mas ao contrário da Internet Discada, a Internet Banda Larga nem todos podem ter ou assinar, pois depende muito da disponibilidade de tecnologia oferecida pela empresa na região onde a pessoa mora.

Esta internet é fornecida por vários meios, mas aqui no Brasil são disponibilizadas por apenas três, a internet via linha telefônica, internet via rádio e internet via celular 3G.

No caso da Internet via Linha Telefônica, nem todas as pessoas que possuem telefone fixo em casa podem ter esta internet assinada, pois dependerá muito da disponibilidade de vagas na central telefônica, então há casos onde a pessoa deseja assinar o serviço, mas não consegue, pois não há mais disponibilidade, ou seja, vaga disponível para acesso na central da região. Quando se trata de Internet via Rádio, somente apartamentos e prédios podem assinar, na maioria das vezes e sempre há exceções, pois é necessário possuir antenas instaladas em locais altos para captar bem o sinal e este equipamento é caro, por isso, geralmente é disponibilizado em prédios para que todos possam utilizar a partir do pagamento mensal e também pelo fato dos prédios serem altos e não possuírem muitos obstáculos para a passagem da freqüência de rádio, mas um ponto negativo é que a velocidade desta internet também poderá variar de acordo com as condições climáticas, ou seja, igualmente na televisão que quando está chovendo a imagem não fica perfeita e mostra interferências, na Internet via Rádio pode acontecer a mesma coisa, pois o modo de transmissão é por antena e não por fio, mas nela o que há é perda de velocidade. Já a Internet via Celular 3G, somente podem ter aqueles que possuem sinal 3G na sua região, pois caso contrário a internet que lhe será disponibilizada não será de uma velocidade tão alta.

Nenhum comentário: